3ª Oficina Docs4Kids na Biblioteca Palácio Galveias

3ª Oficina Docs4Kids na Biblioteca Palácio Galveias

No próximo dia 22 de Setembro (Sábado) às 16h00, na Biblioteca Palácio Galveias, realiza-se uma oficina para jovens dos 12 aos 15 anos.
Esta será a 3ª e última oficina realizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa – BLX. Os temas e metodologia serão idênticos aos utilizados durante as actividades do festival Doclisboa, partindo da visualização de duas curtas-metragens retiradas do acervo do projecto Vídeo nas Aldeias.

Sinopse:
Antes de pôr a mão na massa, vamos ver dois documentários filmados em aldeias indígenas: Já me transformei em Imagem e Boa Viagem, Ibantu!.

No primeiro, vamos conhecer a história do povo Huni kui (Amazónia, Brasil) através dos depoimentos dos próprios realizadores (também de origem indígena) e dos personagens que eles elegem como protagonistas desta narrativa. Preparados para viajar no tempo? Primeiro viajaremos até ao tempo do primeiro contacto com os brancos, depois ao período do cativeiro nos seringais, atéao presente. Como o projecto Vídeo nas Aldeias, o vídeo tornou-se num instrumento importante para as comunidades registarem as suas traições e se defenderem. No fim do visionamento do filme, falaremos sobre o processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Huni kui. Após uma pausa para reflectir sobre estas questões, vamos assistir ao segundo filme.

Com Boa Viagem, Ibantu! os participantes da oficina são convidados a partir àaventura atéuma destas aldeias indígenas, para vivenciarem a diversidade cultural, à imagem do que aconteceu com quatro jovens de diferentes regiões do Brasil (provenientes de centros urbanos) que viajaram atéàaldeia dos Krahô. Juntos iremos preparar uma entrevista a uma das participantes do filme.

Esta é uma actividade gratuita e tem a duração de 3h. Durante este tempo, para além da visualização e discussão dos filmes, será realizada uma actividade prática focada no tema.
A orientação será feita pela formadora do Projecto Educativo Apordoc, a realizadora Cláudia Alves.

Inscrições aqui.

Para mais informações contactar:
projecto.educativo@apordoc.org
910 951 160