Oficina Docs 4 Kids de Verão: Tão Longe, Tão Perto

O Cinema chegou para animar as tardes de Verão! Durante a última semana de Julho, o Docs 4 Kids vai estar entre a Livraria da Travessa e o Jardim Botânico de Lisboa.

Data: 26 a 30 de Julho
Horário: 15h às 17h
Duração: 5 sessões, 2 horas por dia

Faixa etária: dos 7 aos 12 anos
Número máximo de participantes: 7

Sinopse:
Acompanhados pela formadora Maria do Mar Rêgo, navegaremos entre o espaço interior e o espaço exterior, o lá fora e o cá dentro, para reflectir e praticar como podemos narrar a nossa experiência na paisagem e apercebermo-nos de que cada vez que mudamos de lugar tudo se altera. Pensar e trabalhar com a escala, a composição e a noção do tempo é o trabalho de quem faz cinema! O que é que eu estou a ver? Qual é o meu ponto de vista? O que é que está mais perto? E o que é que está mais longe? Depois de ver filmes e alguns livros vamos para o jardim exercitar a observação da paisagem e, com alguns truques de óptica mágica, criar objectos animados que contam o que observámos (flipbook).

Programação Completa
Dia 1:
26/07, 2ª-feira das 15h às 17h: Livraria da Travessa
O que é a escala? Como se define? Onde a podemos usar? A escala do tempo, do espaço e da composição. Terminaremos com a leitura de alguns títulos escolhidos pela Livraria da Travessa para esta ocasião e que nos abrirão as portas para o dia seguinte.
Dia 2:
27/07, 3ª-feira das 15h às 17h: Jardim Botânico de Lisboa
Lá fora – Vamos observar e escutar o mais longe e o mais perto. Através do desenho e da ilusão de óptica vamos reduzir e aumentar o que encontramos no jardim. Aproximar o que está longe do que está perto.
Dia 3:
28/07, 4ª-feira das 15h às 17h: Livraria da Travessa
É uma tarde de cinema: dois filmes de animação e um documentário de um artista que contempla a natureza, aproxima-se dela, observando-a, e cria obras de arte com o que encontra no lugar. Segue-se um debate, preparando para o dia seguinte.
Dia 4:
29/07, 5ª-feira das 15h às 17h: Jardim Botânico de Lisboa
Lá fora – é no terreno que começa a fazer-se o flipbook.
Dia 5:
30/07, 6ª-feira das 15h às 17h: Livraria da Travessa
Vamos finalizar o flipbook e animá-lo. Veremos o que cada um fez. A escala não existe sem uma relação entre dois elementos, de forma concreta na imagem e de forma abstrata no pensamento. Algumas considerações e materiais que nos podem ajudar a medir a escala.

50€ por participante (5 dias)

Inscrições no formulário

Sobre a formadora
Maria do Mar Rêgo é artista fotógrafa. Depois de terminar a licenciatura em Belas Artes, especializou-se em Fotografia. Expõe regularmente desde 2005 (Évora, Madrid, Barcelona, Paris, Nantes, Pequim). A fotografia é praticada como uma respiração e é a vida o seu tema principal. (www.mariadomarrego.com) É a co-criadora do Atelier Mina, um projecto para exercitar a imaginação e fazer explodir lugares- comuns. (www.ateliermina.org)

Mais informações
Maria João Malheiro
projecto.educativo@apordoc.org
+351 910  951 160