
Oficina Docs 4 Kids: Um Dia na Aldeia
O Projecto Educativo Apordoc começa o ano de 2019 com uma Oficina Docs 4 Kids gratuita!
Esta actividade insere-se na programação da Mostra Ameríndia: Percursos do Cinema Indígena no Brasil, um evento desenvolvido pelo Doclisboa em colaboração com os centros de investigação CHAM, CRIA, ICS, IHA, e o Museu Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma oficina baseada em alguns filmes da colecção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, do projecto Vídeo nas Aldeias.
Sinopse:
Vamos conhecer um dia nas aldeias Waimiri e Atroari, no interior da Amazónia, através do filme Kinja Iakaha – Um dia na aldeia. Seis índios registam o dia-a-dia dos seus parentes. Estes registos, sintetizados num único dia, desde o amanhecer até ao anoitecer, transportam-nos para a intimidade do quotidiano indígena com a sua interacção intensa com a natureza. Depois de mergulhar nesta experiência sensorial do outro lado do Atlântico, os participantes da oficina são convidados a partir à aventura até uma destas aldeias indígenas, para vivenciarem a diversidade cultural. Durante o filme Boa Viagem, Ibantu! quatro jovens de diferentes regiões do Brasil viajam até a aldeia dos Krahô.
Se tivesses que planear uma expedição à Amazónia, o que levarias contigo? E o que deixarias para trás? Os jovens do filme partiram cheios de expectativas e ideias pré-concebidas. O que mais te preocupa a ti? Quais os medos que sentes? Depois de listar as tuas tarefas diárias em Portugal e identificar os hábitos que te esperam na Amazónia, consegues dizer o que mais te fará mais falta? Preparado/a para pintar o corpo e ser baptizado/a e receber um nome indígena?
Nesta oficina vamos “trabalhar” as nossas emoções, os medos e espectativas, expressando através de uma vídeo-carta as preocupações do grupo, imaginando que partem no prazo de dez dias para a aldeia indígena dos Krahô. As vídeo-cartas serão dirigidas a um dos personagens dos filmes Kinja Iakaha – Um dia na aldeia e Boa Viagem, Ibantu!.
Filmes:
Kinja Iakaha – Um Dia na Aldeia
Kabaha Waimiri, Sawá Waimiri, Iawysy Waimiri, Sanapyty Atroari, Wamé Atroari, Araduwá Waimiri / 2003 / Brasil / 40’
Boa Viagem, Ibantu!
Vincent Carelli / 1999 / Brasil / 17’
Formadora: Cláudia Alves
Data/Horário: 16 de Março (Sábado), às 11h
Local: Espaço Serviço Educativo, Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna
Rua Dr. Nicolau Bettencourt, 1050-078 Lisboa
Faixa Etária: 8 aos 11 anos
Duração: 2h
Apoio Técnico: Bazar do Vídeo
Inscrições aqui.
Para mais informações contactar:
projecto.educativo@apordoc.org
910 951 160