A Apordoc nas Escolas

O Projecto Educativo da Apordoc – Associação pelo Documentário para o ano lectivo 2017/2018 já arrancou!

Nos próximos meses, a Apordoc dará continuidade às actividades Docs4Kids iniciadas durante o festival Doclisboa.
No passado dia 30 de Novembro visitámos o grupo Vicentix, no seu espaço na Escola Básica de São Vicente, onde a explorámos, com alunos do 2º ciclo, a ideia de vídeo-carta, a partir do cinema indígena do projecto Vídeo nas Aldeias.
Durante o mês de Dezembro, visitaremos outras 3 Instituições – o Clubes Paula Vicente, o Jardim Infantil Pestalozzi e a Escola Básica do 1º ciclo de Loures, com as quais iremos aprofundar os temas de identidade e património territorial e cultural dos grupos índios no Brasil.
Estas Oficinas Docs4Kids inserem-se no projecto “O Documentário e o Mundo”, promovido pela Associação para o triénio 2017-2019.

O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana com potencial transformador dos cidadãos no sentido de uma cidadania mais crítica, informada, aberta e respeitadora da diferença, visando a construção de uma sociedade mais completa, justa, tolerante e, portanto, mais forte. O Projecto assenta naquela que sabemos ser uma dupla força do documentário: a primeira, a sua capacidade cinematográfica de revelar ao espectador um ponto de vista singular sobre o real, a segunda, a capacidade de ser veículo para para um acesso quase direto a conteúdos e experiências potenciadoras da aprendizagem de conteudos curriculares.