Conferência de imprensa PANORAMA

Na conferência de apresentação da 9ª edição do PANORAMA serão anunciadas datas, o conceito da Mostra e as suas principais linhas programáticas.

24 OUT | 11h00 | Fórum Debates, Culturgest


PANORAMA – 9ª MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS
18 a 22 Março 2015

panorama: grande quadro cilíndrico e contínuo, colocado de tal modo em relação ao espectador, que este tem a impressão da perspectiva de uma cidade ou de uma paisagem

A recentemente eleita direcção da Apordoc está convicta de que o PANORAMA – Mostra do Documentário Português é um lugar precioso e fundamental para a análise e divulgação do documentário português. Não só o PANORAMA se afirma como importante lugar de discussão e reunião daqueles que se interessam e preocupam com o que se faz em Portugal ao nível do cinema documental, como permite a cada ano auscultar a actualidade dessa forma de expressão cinematográfica e simultaneamente explorar filmografias que fizeram a história do documentário português integrando-as na história do cinema português como um todo. Ao longo das suas oito edições o PANORAMA mostrou que o público português está interessado e se move pelo seu cinema e passou a ocupar um lugar fulcral e único no contexto cinematográfico português.
Recentemente foi comunicado a esta direcção que a Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa pretende deixar de ser parceira na organização do PANORAMA, estando assim desfeita a parceria que lhe deu origem. Não queremos contudo que esse seja o fim também para esta Mostra: para além de ser uma perda irreparável por se ver interrompido um trabalho de retrospectiva que mais nenhum acontecimento de programação de cinema em Portugal cumpre e também se interromper um importante trabalho de aproximação entre os portugueses e o seu cinema, consideramos que em grande medida o PANORAMA cumpre a missão da APORDOC.

Fazendo simultaneamente jus à história que Videoteca e Apordoc até aqui construíram, e assegurando que o PANORAMA terá continuidade, queremos considerar este o seu ANO 0.

Afirmam-se assim como nossos objectivos, para esta edição, não só dar continuidade ao projecto, nas suas duas grandes linhas de programação – retrospectiva representativa de um ano de produção de documentário português, retrospectiva histórica –, mas também dinamizar o PANORAMA como um verdadeiro lugar de programação, onde se ensaiam e discutem modos de ver o cinema (relembrando que o cinema é um modo de ver).

Desde logo este ano vamos experimentar implodir com todas as secções e fronteiras fazendo, de duas maneiras, aproximar o PANORAMA dessa vista larga e ampla que o define: por um lado não haverá distinção entre mostra contemporânea e retrospectiva histórica – será cada filme documental de hoje a chamar os filmes da história do cinema português, pondo o presente a ver e a pensar a partir do passado e vice-versa – e não haverá local fixo – a programação estará espalhada por vários locais da cidade de Lisboa, e não apenas salas de cinema.

Finalmente vamos querer reforçar o lugar incontornável de acesso à filmografia documental portuguesa que o PANORAMA é, colocando-o desde já e a partir desta edição aberto a olhares e visitas de programadores estrangeiros.