PANORAMA | Publicação bilingue na décima edição

PANORAMA | Publicação bilingue na décima edição

Na sua décima edição, o PANORAMA propõe um olhar retrospectivo sobre o cinema documental em Portugal para interrogar o presente e imaginar o futuro do documentário português. Dez anos depois da primeira edição em 2006, o PANORAMA toma a forma de um livro em edição bilíngue, com dez capítulos dedicados a dez diferentes constelações do universo documental no cinema português.

O PANORAMA X irá reunir num único livro: dez novos textos de autores convidados; materiais inéditos de pesquisa e criação tanto de filmes produzidos como de projectos não realizados; escritos de autores portugueses dispersos em publicações entretanto esgotadas ou nunca traduzidas; não apenas as imagens, as obras e os nomes fundamentais da cultura documental do cinema português, como também os primeiros ensaios de novos autores.

Com a atenção dirigida para as ideias e os métodos dos criadores, recuperando debates e textos publicados nos catálogos ao longo de dez anos, o PANORAMA X pretende auscultar e exibir o fulgor do documentário português contemporâneo, muito para além do conjunto dos filmes recentes. Pelo contrário, como já foi antecipado na edição de 2015, “sem distinção marcada entre mostra contemporânea e retrospectiva histórica, os filmes poderão dialogar entre si, pondo o presente a pensar e a olhar a partir do passado e vice-versa”, tornando-se assim justamente contemporâneos e disponíveis para novas associações feitas por novos leitores e novos espectadores.

Em Dezembro de 2016, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a APORDOC organiza um ciclo de sessões que antecipa a publicação do livro PANORAMA X.